quinta-feira, 11 de maio de 2006

Cem Coisas sobre mim #5

À noite sinto-me sempre mais sozinha.

Paul Delaroche - La jeune martyre1855

GOD, I MISS LISBON!

As minhas últimas idas a Lisboa têm sido Santa Apolónia-ISPA-Santa Apolónia (o ISPA fica a 4 minutos de Santa Apolónia).
Ontem voltei à capital e, pela primeira vez, adorei que alguém se tivesse atrasado. Tinha combinado com a Ana no Rossio, mas, como se atrasou, disse-lhe para ir ter comigo ao Chiado.
Comecei a descer a rua Augusta e foi como se fosse a 1ª vez. Aquele ar, as pessoas, a luz do meio-dia, o cheiro, o som… Melhor só mesmo a Rua Augusta de manhã antes das lojas abrirem. Para confessar, só fui lá uma vez deambular antes das lojas abrirem porque não tive a primeira aula da manhã. Mas não importa, foi uma experiência única e há-de ser sempre a melhor altura da Rua Augusta.
Acho que não tinha a noção das saudades que tenho de Lisboa e, em especial, da baixa.
Lisboa é uma capital europeia, uma cidade grande, mas, para mim, naquela rua estava a cidade inteira. Lisboa é uma cidade pequena, acolhedora.
Lisboa será (também) sempre a minha cidade.
Mal posso esperar para voltar ao Bairro à tardinha…

terça-feira, 2 de maio de 2006

Cem Coisas sobre mim #4

Oh dear, this is awsome!!

You Are New York
Cosmopolitan and sophisticated, you enjoy the newest in food, art, and culture.You also appreciate a good amount of grit - and very little shocks you.You're competitive, driven, and very likely to succeed.
Famous people from New York: Sarah Michelle Gellar, Tupac Shakur, Woody Allen

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Cem Coisas sobre mim #3

Sofro de "pensamento ruminante".

Cem Coisas sobre mim #2

O filme da minha vida é o Before Sunrise.


Cem Coisas sobre mim #1

Quando era bebé a minha irmã atirou-me do berço. Quando tinha 3 anos levei 3 pontos por cima da sobrancelha direita. Mais tarde bati duas vezes com o mesmo sítio da cabeça no chão, fiquei com um "galo" até hoje (de onde veio a expressão "fazer um galo na cabeça"?!?). Agora, com 24 anos, acho que até me safei bem!

quarta-feira, 26 de abril de 2006

That's Life o-oh

An item of clothing will always shrink down 2 sizes between the peg and the changing room
The most attractive man at the party is gay
The most attractive woman at the party is your employer's wife
Nobody feels self-confident in an elevator
Once past 30, you start judging how good a pub or club was by whether you were able to find a seat or not
The strongest adhesive in the world is that used on the parking penalties which traffic wardens stick over the driver's side of your windscreen
It's impossible to look sexy whilst eating spaghetti
No matter what your age, the temptation to leave your name in wet cement is irresistible
You will first meet your soul mate whilst wearing old underwear
Every urban short-cut has speed humps
No matter how carefully a woman times an exotic holiday, she can guarantee to be menstrual through it.
On any given roll of film, there is always a picture of the floor
Parcels are only delivered when you're naked
Chewing gum only appears on pavements when the weather is hot
Children are the only people able to remove a childproof cap
For a woman, the chances of getting laid increase greatly if she doesn't shave her legs for a few weeks
Children, dogs and cats will always gravitate towards the people who least like them
Heat waves only happen when you are out of the country
The darker the clothes, the more likely it is that the wearer works with computers
Shouting is no substitute for learning a language when trying to communicate abroad
The only real benefit to growing old is being able to pretend that you're deaf
The only people who use gyms are those who don't need to
Nobody over the age of 15 looks cool on a skateboard
There is always one spoonful of food left on the plate when you reach the point where you couldn't eat another spoonful
If given unlimited room, tourists will always choose to congregate right at the bottom of escalators
Pensioners always travel at rush hour
It is impossible to look tough whilst drinking through a straw
The urge to cough is always strongest in a library
As the age of a man increases, so does the desire to own power-tools
"It's only a game" if you lost

Parece-me bem!

sábado, 22 de abril de 2006

Os olhos

Há bocado quando procurava no Google imagens d'O Principezinho, deparei-me com a famosa frase "On ne voit bien qu'avec le coeur, l'essentiel est invisible pour les yeux." Fiquei a pensar (por breves segundos): ya, ya, pois, 'tá bem, a frase é bonita, mas não é assim tão verdadeira, os olhos são muito importantes.
Pouco tempo depois, fui fazer torradas e deixei-as queimar. Quando cheguei à torradeira estavam pretinhas, mas eu, que não sou de estragar comida, peguei numa faca e raspei o queimado. Como esperado, debaixo do preto do queimado estava o pão branquinho.
Não pude deixar de pensar na frase d'O Principezinho. É que os meu olhos viram primeiro o queimado, mas havia mais (e melhor) por baixo...

segunda-feira, 10 de abril de 2006

Mudar

Não sou particularmente resistente à mudança, apesar de às vezes me prender demasiado ao passado.
Ando a fazer arrumações cá em casa, chegaram todas as minhas coisas que estavam na casa onde vivi durante os 6 anos da faculdade. Seis anos... um quarto da minha vida... muitas recordações.
Desta vez, e pela primeira vez, resolvi pôr no lixo, ou dar imensas coisas, que já nao me dizem tanto ou que não têm mesmo espaço físico no meu quarto.
A difícil decisão de me mudar p'ró outro lado do atlântico (e o limite de bagagem, claro) fizeram-me perceber melhor o que é realmente importante. E que as recordações, se forem realmente importantes, trazemo-las connosco. Não são precisos pacotes de açúcar, talões, papelinhos, etiquetas, recortes de jornal... É claro que há coisas das quais nunca me vou desfazer, como o peluche do Pumba que me saiu no happymeal, ou os bilhetes dos concerto de SP (finalmente consegui mandar fora os talões de compra dos cd's), por isso arranjei uma caixa com a etiqueta "Coisas das quais nunca me quero esquecer". Mas essa caixa tem cada vez menos coisas.
Sabe-me bem esta limpeza, esta revisão, esta despedida do passado e das coisas que ficaram para trás.
Mudar pode ser bom e está a ter feitos benéficos.
Por isto, decidi mudar o blogue. O antigo título - Vácuo - já não me fazia tanto sentido e tinha andado a pensar mudá-lo há já algum tempo.
Assim sendo, aqui está: Cherry Chapstick é o novo nome e vai sê-lo por tempo indeterminado.

quinta-feira, 30 de março de 2006

Longa vida...

... aos mapas, às viagens, às músicas de viagem, aos guias, às fotografias, às colagens, às paisagens, aos sítios que nunca vimos...


 Posted by Picasa

domingo, 19 de março de 2006

sábado, 18 de março de 2006

Morangos?

Os morangos estão de volta. É altura de haver morangos outra vez, pelo menos nos sítios habituais (é que há lojas que têm morangos o ano inteiro).
Este ano ainda não comi morangos, quer dizer, bebi um batido de morango, mas não é a mesma coisa. O ano passado aconteceu-me com as cerejas. Quer dizer, o ano passado além de não ter comido cerejas, nem sequer bebi batido de cereja. Para ser sincera, acho que nunca bebi batido de cereja... este ano vou experimentar!
Mas o que me faz confusão é a popularidade dos morangos...
Tirando os alérgicos, não conheço ninguém que não goste de morangos e conheço poucos que não os adorem.
Os morangos são giros, isso ninguém lhes tira, têm boa cor e se não estiverem podres ou magoados (a fruta também se magoa) têm bom aspecto, deixam uma fruteira composta.
Mas, sinceramente, o sabor não é nada de especial e aquelas "coisinhas" ou "sementinhas" que têm à volta conseguem enfiar-se em todos os dentes. Quanto ao sabor, parece-me demasiado ácido. Acho que se opõe à banana, que tem um sabor pesado, apático, constante. Nunca se sabe bem o que se esperar de um morango...
Quando era mais nova gostava de morangos com açúcar que a minha avó fazia, mas eu acho que do que gostava mesmo era daquele caldo espesso que o açúcar fazia. Ou quando ia em visitas de estudo da primária, levava sempre uma caixinha com morangos, ahhhh adorava o caldo. Lembro-me agora, uma caixinha quadrada azul, marca tupperware, com umas florzinhas e caldo de morango ao qual adicionavam morangos verdadeiros. Gostava dessas visitas de estudo... Agora uso adoçante, não é a mesma coisa...
Na loja são os iogurtes de morango e os gelados de morango que se vendem mais. Os morangos são e sempre foram populares: são românticos, sensuais. Aparecem nos filmes todos. Com chantilly (mas o que é que não fica bom com chantilly?), com chocolate (idem)...
Não é que eu não goste de morangos, mas acho que são sobrevalorizados. Acho que a culpa também é dos filmes e das novelas. Não será o gosto por morangos, tal como, por exemplo, o dia de S. Valentim, vendido?



Photo Credit: California Strawberry Festival

quinta-feira, 9 de março de 2006

A uma rapariga

A Nice

Abre os olhos e encara a vida! A sina
Tem que cumprir-se! Alarga os horizontes!
Por sobre lamaçais alteia pontes
Com tuas mãos preciosas de menina.

Nessa estrada de vida que fascina
Caminha sempre em frente, além dos montes!
Morde os frutos a rir! Bebe nas fontes!
Beija aqueles que a sorte te destina!

Trata por tu a mais longínqua estrela,
Escava com as mãos a própria cova
E depois, a sorrir, deita-te nela!

Que as mãos da terra façam, com amor,
Da graça do teu corpo, esguia e nova,
Surgir à luz a haste de uma flor!...

Florbela Espanca, Charneca em Flor (1930)

terça-feira, 7 de março de 2006

Balança

Há alturas das nossas vidas em que temos que decidir.
Toda a gente sabe que a vida está cheia de escolhas. Há pessoas que lhes dão muita importância. Há pessoas que lhes dão pouca importância. Algumas escolhas são importantes. Outras não.
Para mim, as escolhas são quase sempre importantes e sempre difíceis. Como viver com o medo de uma escolha errada ou a frustração de ter escolhido mal? Depois de umas quantas vou-me habituando.
A vida não pára e eu não posso adiar mais (já o fiz tantas vezes). Já não me posso esconder na monografia, já passou. Há que seguir em frente e não há mais desculpas. Chegou a altura de escolher.
Ultimamente parece que estou constantemente a ser posta à prova. I've made some pretty hard choices!! And i'm still working on them...
Nunca saberei o que o futuro me reserva. No entanto, escolhi hoje não deixar de escolher. Escolhi deixar de adiar a vida. Escolhi viver, com todas as coisas boas ou más que possam acontecer.
Há decisões que nos deixam assim... com vontade de escolher.
Espero escrever uma segunda parte deste post daqui a um ano. Quem sabe noutro sítio qualquer...

domingo, 5 de março de 2006

Demasiado

Demasiado. É isso. O Porto é sempre demasiado. Porém, nunca chega.


 Posted by Picasa

domingo, 12 de fevereiro de 2006

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Não podia vir mais a calhar!

Oh dear! Será que funciona?

Your Pick Up Line Is

You're just the way I like my coffee. Tall, black, and strong.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Felicidade

Pela primeira vez (na verdade é a segunda, mas tinha 1/2 anos, não me lembro) vi nevar. Não foi um grande nevão, o chão nem ficou branquinho, mas foi o suficiente p'ra me fazer sair da cama, depois de ter dormido 2h, e ir p'rá rua. Foi tão lindo! Neve na minha aldeia! Ver nevar nem sequer é um desafio assim tão grande, há sítios que sabemos poder ir para ver nevar. Mas ver nevar em S. Miguel, é daquelas coisas pouco possíveis. De todos os sítios onde em poderia ver nevar, nenhum me daria tanto prazer. Estar na cama de sempre, na janela de sempre, com as pessoas de sempre (até os vizinhos nos ligaram para casa ou bateram à porta para avisar), nas ruas de sempre e com o cheiro de sempre, a ver nevar...Ahhhhh, a neve é tão levinha e fofa. Os flocos, apesar de serem bocadinhos de gelo, pareciam aquelas flores brancas que voam quando sopramos.Mais uma vez, a felicidade com coisas que parecem pequenas e simples, mas que são tão tão tão grandes.

 Posted by Picasa

domingo, 29 de janeiro de 2006

Oh, it's such a perfect morning!

Depois de vinte e tal anos, voltou a nevar em S. Miguel. Foi lindo.

 Posted by Picasa